Balões na orla do Guaíba neste domingo

A Prefeitura de Torres realiza ação alusiva ao 31º Festival Internacional de Balonismo neste domingo, dia 14, em Porto Alegre. Cinco balões estarão colorindo ainda mais o final de tarde na orla do Guaíba, a partir das 17 horas, no anfiteatro pôr-do-sol.
Os balões serão inflados e ficarão no solo realizando voo cativo. O público poderá ver de perto como funciona um balão, fazer fotos e conversar com alguns pilotos que estarão participando do 31º Festival Internacional de Balonismo, que acontece de 1º a 5 de maio.
O evento acontece no Parque Odilo Webber Rodrigues, o Parque do Balonismo. Estão confirmados cerca de 60 balões competitivos, com a participação de pilotos de diferentes países e de vários pontos do Brasil. A última edição atraiu em torno de 380 mil pessoas no Parque. Além dos tradicionais balões em forma de “gota”, o Festival terá também a participação de balões de formatos especiais, como o balão em forma de coração, em forma de bola e o balão do palhaço.
A 31ª edição do Festival deverá ser a mais competitiva de toda a história do evento. Esta será a primeira vez que vão participar dez campeões do Festival e a grande maioria dos campeões brasileiros numa disputa acirrada para o título tão cobiçado de Campeão do Festival de Torres. A previsão é de Bruno Schwartz, responsável técnico do vento. O Festival, que é o maior da América Latina, é uma realização da Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, junto com a Air Show, responsável pela organização técnica.
De acordo com Bruno, se tratando do maior evento de Balonismo da América do Sul, tanto pela quantidade e qualidade dos pilotos nacionais e internacionais que sempre participaram, o evento que era uma competição amistosa se tornou nos últimos dez anos numa competição importante para a conquista deste título, objetivo principal dos pilotos inscritos. Afirma que “Torres é sem dúvida considerada a Capital Brasileira do Balonismo devido à qualidade dos pilotos participantes e a premiação recorde oferecida tanto nos Campeonatos realizados no Brasil como no exterior. O evento promete muita adrenalina tanto para os participantes como para o público presente”.
Todos os dias, duas provas serão realizadas, sendo que o piloto vencedor da Prova da Chave vai levar para casa um carro. A primeira tentativa será no sábado, 4 de maio, pela manhã. Caso não haja vencedor, haverá uma segunda oportunidade, no domingo, 5 de maio, também pela manhã. Este ano ainda haverá premiação de R$ 40 mil reais em dinheiro para os pilotos, montante que será distribuído para os dez primeiros colocados no Festival. O primeiro lugar ficará com R$14 mil. Também um cesto de balão será oferecido pela Guga Balões para o vencedor da Prova do Cesto.
O acesso ao Parque de Balonismo é liberado, assim como todas suas atrações, com exceção das apresentações na Arena de Shows. Este ano, o público terá maior visibilidade para enxergar a decolagem dos balões.
Além dos voos dos balões, principal atração do Festival, muitas outras atividades vão atrair grande público como ocorre em todas as edições do Balonismo. São estes os shows:
Dia 01/05, quarta-feira: ANITTA, às 23h
Dia 02/05, quinta-feira: GABRIELA ROCHA, às 21h
Dia 03/05, sexta-feira: THIAGUINHO, às 23h
Dia 04/05, sábado: TONI GARRIDO e VITOR KLEY, às 22h
Dia 05/05, domingo: DANIEL, às 21h
Também serão destaques no Parque, as demonstrações com o Espaço Esportivo, as apresentações artísticas na Tenda Cultural em parceria com o Sesc/RS, o Espaço Rural que mostra a produção local, o Artesanato local na Casa da Terra, a Praça de Alimentação e Espaço Comercial e muito mais. Ainda no Parque, Night Glow, espetáculo dos balões iluminados. A grande emoção ocorre na sexta-feira dia 3 de maio, com o Night Glow na Avenida Beira-Mar.